Quando conheceu Eugênio (Mauro Mendonça), Bete já estava grávida de outro homem. Mas o amor dele por ela era tão grande e intenso que isso não foi impedimento para que o jovem apaixonado aceitasse assumir a criança de outro. Mas tanta demonstração de afeto não pode ser colocada em prática, já que, ao nascer, o bebê não resistiu ao parto e morreu. Sem nunca ter esquecido este filho, Bete seguiu em frente.
O casal construiu um império, a Metalúrgica Gouveia, especializada na produção de bicicletas e material esportivo, e constituiu uma bela família, com três filhos – Saulo (Werner Schunemann) , Gerson (Marcello Antony) e a caçula Melina (Mayana Moura), todos filhos do mesmo pai e da mesma mãe, mas com personalidades antagônicas.
O que Bete não poderia imaginar é que, por trás de todo o amor que o marido lhe dedicava, havia um segredo. À beira da morte, Eugênio implora o perdão da mulher e revela que seu primogênito não morreu. Ele conta que não suportou a ideia de criar o filho dela com outro homem e deu a criança, mais uma boa quantia de dinheiro, para um casal de empregados que retornou ao seu país natal, a Itália.
Atônita, Bete se vê sem chão e se depara com diversas questões. Onde estará seu filho? Como ele estará agora? Como reagirá ao encontrá-la? Como ela contará à sua família a existência de mais um herdeiro? Como ela manterá essa família unida incorporando agora um estranho?… E com quem ela, Bete, esteve casada durante tantos anos? Um mentiroso? Um covarde?
Do outro lado do mundo, é Totó (Tony Ramos), um camponês italiano viúvo, que se surpreende ao saber que sua verdadeira mãe está viva e mora no Brasil.
A revelação causará tantas reviravoltas na trama que nada será como antes… Em um efeito dominó, a vida das duas famílias, na Itália e no Brasil, da Metalúrgica Gouveia, dos amigos e até a dos vizinhos sofrerá as consequências do desenrolar desta história. E, como existe uma herança em jogo, com dinheiro e poder envolvidos, há quem identifique aí a sua grande chance. E quando aparecem os dois grandes vilões da história, Fred (Reynaldo Gianecchini) e Clara (Mariana Ximenes), ambiciosos, amorais e dispostos a tudo para saírem da pobreza em que vivem.
Ambientada uma parte em São Paulo, a próxima novela das oito tem utilizado diversas regiões da cidade como Morumbi, Jardins, Tatuapé, FAAP, Avenida Paulista, USP e CEAGESP como locações de suas cenas.
“A São Paulo que procuramos é a que tenha integração absoluta com nossas personagens. É dinheiro novo, ascenção nova, os bairros crescendo e buscando uma identidade com o dinheiro antigo, sólido, familiar de outros tempos. Não temos famílias tradicionais, como a do café, a da Av.Paulista. Temos uma São Paulo feita de 50, 60 anos para cá, com suas influências monumentais. Essa é a nossa São Paulo, a do esporte, das bicicletas abrindo espaço sobre o impossível trânsito. É a cidade que se recicla, se humaniza, reencontrando seu charme”, explica a diretora de núcleo Denise Saraceni.
Outro ponto que marca a cidade de São Paulo são as pessoas que dão cara à cada região. “Aonde a gente grava tem sempre uma pessoa que nós usamos para compor o ambiente. Por exemplo, na ECA usamos estudantes da USP para se misturar aos atores. E assim foi na CEAGESP e no Tatuapé”, explica o diretor Luiz Henrique Rios.
Nas gravações iniciadas em janeiro, já marcaram presença diversos atores: Fernanda Montenegro (Bete), Mauro Mendonça (Eugênio), Francisco Cuoco (Olavo), Irene Ravache (Clô), Bruno Gagliasso (Berilo), Gabriela Duarte (Jéssica), Alexandra Richter (Jackie), Maitê Proença (Stela), Cauã Reymond (Danilo), Tammy Di Calafiori (Lorena), Kayky Brito (Sinval), Marcello Antony (Gerson), Carolina Dieckmann (Diana), Rodrigo Lombardi (Mauro), Vera Holtz (Candê), Reynaldo Gianecchinni (Fred), Mariana Ximenes (Clara), Bianca Bin (Fátima), Daisy Lucidi (Valentina), Daniel de Oliveira (Agnello), Larissa Maciel (Felícia), Leandra Leal (Agostina), Gabriel Wainer (Chulepa), Gabriela Carneiro da Cunha (Cris), Carol Macedo (Kelly), Rosana Stavis (Olga), André Luiz Frambach (Cridinho) e Pedro Lobo (Amendoim).
Ontem, repórteres e fotógrafos puderam acompanhar as gravações da novela que foram realizadas na USP sob a direção de Luiz Henrique Rios, com os atores Carolina Dieckmann, Marcello Antony, Mariana Ximenes, Gabriel Wainer e Gabriela Carneiro da Cunha. E todos fizeram questão de mostrar a satisfação com o novo trabalho.
“Estou muito empolgada porque é a primeira novela que faço do Silvio e foi uma surpresa para mim ter recebido esse convite”, comentou Carolina Dieckmann, que interpretará a estudante de jornalismo Diana. Já Marcello Antony aproveitou para fazer algumas revelações sobre a composição de seu personagem Gerson, um piloto de corridas Stock-Car. “Tirei licença para dirigir esta categoria de carro, mas, para mim, praticar esportes em cena é familiar. Já misturei atuação e esporte antes quando um personagem meu jogava vôlei. Esta é a terceira novela que faço com Silvio e é sempre muito bacana trabalhar com essa equipe”.
Pela primeira vez vivendo uma vilã em uma novela, Mariana Ximenes não escondeu a satisfação por ter sido convidada para ser Clara. “Estou muito feliz em trabalhar com o Silvio e a Denise e com um papel tão diferente. Para compor esta mulher mentirosa e sem escrúpulos, o Silvio me pediu para ver filmes com Bette Davis e Brigitte Bardot”.
Entre as cenas mais importantes que serão exibidas no primeiro capítulo estão: a morte de Eugênio (Mauro Mendonça); a revelação que o filho de Bete (Fernanda Montengro) está vivo; corrida de ciclismo na qual Danilo (Cauã Reymond) participará; as maldades de Clara (Mariana Ximenes) e Fred (Reynaldo Gianecchini); Agostina (Leandra Leal) querendo notícias de Berilo (Bruno Gagliasso) que está no Brasil; Berilo se casando com Jéssica (Gabriela Duarte), grávida de 9 meses; Jéssica dando à luz na hora de seu casamento e o sepultamento de Eugênio.
Confira abaixo mais algumas fotos do elenco de Passione:
Comentários, nos bastidores da TV Globo, dizem que Passione, em seus onze primeiros capítulos, os divulgados, possuirá uma agilidade incrível e com vários acontecimentos. Logo em seu primeiro capítulo, serão 60 cenas que formarão um capítulo de duração de aproximadamente 1h30min, mas que pode ser editado, caso precise, assim como foi feito emViver a Vida em sua estreia.