As chamadas no ar já mostram um pouco da grandiosidade da próxima novela das oito da Globo, Passione, escrita por Silvio de Abreu e dividida entre a bucólica Toscana, na Itália, e a frenética São Paulo.
Para causar um impacto no público logo de cara, a Globo enviou mais de 40 brasileiros – entre eles oito atores do elenco – à Itália, onde passaram 25 dias gravando cenas em 50 locações. A emissora contratou profissionais italianos, somando cem pessoas na equipe diária no set de filmagem. As gravações ainda contaram com cerca de 200 figurantes italianos.
Além desses números, o que mais chama a atenção é a quantidade de estrelas escaladas. Fazem parte do elenco nomes como Fernanda Montenegro, Tony Ramos, Mariana Ximenes, Rodrigo Lombardi, Reynaldo Gianecchini, Aracy Balabanian, Cleyde Yáconis e Marcello Antony, entre outros. Eles têm a missão de alavancar a audiência em baixa de Viver a Vida, atual novela das oito, escrita por Manoel Carlos e cujos índices no Ibope não são satisfatórios para os padrões globais, ficando na faixa dos 35 pontos de média.
O estudioso Claudino Mayer, que pesquisa telenovelas na ECA-USP (Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo), afirma que são grandes as chances de a audiência de Passione superar a de Viver a Vida já nas primeiras semanas.
- As pessoas já estão comentando Passione nas ruas antes de a novela começar. Já existe um certo burburinho.
Para o pesquisador, a força da novela de Abreu será a mistura de dramas humanos com o ritmo frenético que o novelista impõe à sua obra.
Ele trará o desespero de uma mãe, interpretada por Fernanda Montenegro, em busca de seu filho perdido, que será vivido por Tony Ramos. É sem dúvida uma grande saga e um tipo de trama que decorre do folhetim francês. Na cabeça do povo brasileiro, a Fernanda Montenegro representa a grande atriz e a boa mãe. E o Tony Ramos é o bom filho. São atores queridos do público. Outro diferencial em relação à atual novela será o ritmo da trama: enquanto o Manoel Carlos segura muitas tramas e foca a novela na personagem interpretada por Alinne Moraes, o Silvio de Abreu traz o cotidiano veloz e quase cinematográfico de uma metrópole que não para, com destaques para grande parte do elenco.
Outro fator que promete despertar o interesse do telespectador, na opinião do especialista, é o misterioso assassinato de um dos personagens, que deve acontecer por volta do centésimo capítulo e cujo desfecho só será revelado no último dia da novela. Mayer ressalta esse acontecimento como algo fundamental para a conquista do público.
- Quando o assassinato é muito bem trabalhado e envolve muitos personagens, ele é garantia de sucesso. O autor coloca o telespectador no lugar de um detetive, trazendo o público para dentro da trama. Isso é um recurso que desperta a audiência, e o Silvio de Abreu é muito bom nisso.