Bruno Gagliasso chegou bem atrasado na festa de lançamento de “Passione” e evitou falar sobre o seu desentendimento com a diretora Denise Saraceni por ele ter rapado, sem autorização, o bigode e o cavanhaque do seu personagem na história, o que causou o cancelamento de algumas de suas cenas.A coisa foi tão séria, que até o autor Silvio de Abreu foi convocado para tentar resolver a situação.
terça-feira, 11 de maio de 2010
“Figurati” e “magari” gírias introduzidas em “Passione”
Vem aí Passione, a nova novela das oito. Mais uma trama de tema italiano, com as primeiras cenas gravadas no exterior e, como não poderia faltar, atores forjando um bom sotaque estrangeiro. Culpe Viver a Vida, que fica no ar até sexta e sofre com índices baixíssimos de audiência – então dá-lhe Itália para salvar o Ibope.
Sotaques noveleiros costumam ser motivo de deboche da crítica especializada porque são caricatos demais ou adaptados ao extremo - um dos casos, em Terra Nostra, de 1999, era o uso indiscriminado da interjeição “ecco” (que significa então!).
Os atores garantem que tentam fazer o melhor. “Todos passam por uma crise, uma fase de desespero. A gente quer falar italiano perfeitamente. Eu sofria só de pensar que meu personagem, que é italiano, vai falar português”, revela Marcelo Médici (foto), que interpreta o carteiro Mimi, habitante de Laurenza-in-Chianti, na Toscana. “Mas é preciso pensar no grande público, por isso a língua vira algo irreal. Em vez de ‘Io amo mia sorella’, tenho que dizer ‘Io amo mia irmã’, senão ninguém entende”, continua ele.
A Globo contratou a professora de Letras da USP Maria Cecilia Cassini, italiana de Florença, para dar o que eles chamam de “assessoria linguística de sotaque”. Sua principal orientação diz respeito à região onde se passa a trama: os toscanos são menos extrovertidos do que o estereótipo do italiano boa-gente, mais conhecido dos brasileiros. “Ela nos ensinou a falar de forma menos cantada”, conta o ator Daniel de Oliveira.
O italianês de Passione vai estrear no dia 17. Junto com ele vão ser introduzidas expressões originais que, evidentemente, a maioria do público não vai entender, mas vai adotar – a aposta é do próprio Médici. “Figurati” (imagina, que é isso!) e “magari” (talvez, vai saber…) são as “licenças poéticas” que devem se tornar gíria nos próximos meses.
“Passione”: Trama gera expectativas na Rede Globo
As chamadas de Passione, próxima novela das oitos, já chamam a atenção do telespectador.
A trama será dividida entre a bucólica Toscana, na Itália, e a frenética São Paulo. Para causar um impacto no público logo de cara, a Globo enviou mais de 40 brasileiros – entre eles oito atores do elenco – à Itália, onde passaram 25 dias gravando cenas em 50 locações.
Além desses números, o que mais chama a atenção é a quantidade de estrelas escaladas. Fazem parte do elenco nomes como Fernanda Montenegro, Tony Ramos, Mariana Ximenes, Rodrigo Lombardi, Reynaldo Gianecchini, Aracy Balabanian, Cleyde Yáconis e Marcello Antony, entre outros. Eles têm a missão de alavancar a audiência em baixa de Viver a Vida, atual novela das oito, escrita por Manoel Carlos e cujos índices no Ibope não são satisfatórios para os padrões globais, ficando na faixa dos 35 pontos de média.
A trama será dividida entre a bucólica Toscana, na Itália, e a frenética São Paulo. Para causar um impacto no público logo de cara, a Globo enviou mais de 40 brasileiros – entre eles oito atores do elenco – à Itália, onde passaram 25 dias gravando cenas em 50 locações.
Além desses números, o que mais chama a atenção é a quantidade de estrelas escaladas. Fazem parte do elenco nomes como Fernanda Montenegro, Tony Ramos, Mariana Ximenes, Rodrigo Lombardi, Reynaldo Gianecchini, Aracy Balabanian, Cleyde Yáconis e Marcello Antony, entre outros. Eles têm a missão de alavancar a audiência em baixa de Viver a Vida, atual novela das oito, escrita por Manoel Carlos e cujos índices no Ibope não são satisfatórios para os padrões globais, ficando na faixa dos 35 pontos de média.
Passione estreia na próxima segunda, 17 de maio.
Eugênio revela segredo a Bete e morre nos braços dela
Uma confissão vai movimentar o primeiro capítulo de ‘Passione’, que estreia nesta segunda-feira. É que antes de morrer Eugênio (Mauro Mendonça) vai revelar a mulher Bete (Fernanda Montenegro), um segredo que guarda há mais de 50 anos.
Tudo começa quando o empresário sente uma pontada no peito e, sem conseguir disfarçar, cai no chão. Amparado pela mulher e pela enfermeira Clara (Mariana Ximenes), é colocado no sofá da biblioteca. Enquanto o médico da família não chega, ele é medicado pela enfermeira e recebe os carinhos de Bete, quando faz uma grande confissão.
Sob o olhar atento de Clara, Eugênio revela para a mulher que mentiu quando disse que o primeiro filho que ela teve, de outro homem, morreu no parto. O empresário explica que não conseguiria criar uma criança que não fosse dele e por isso entregou o recém-nascido a empregados que o levaram para a Itália. Eugênio conta ainda que guardou no cofre informações sobre o paradeiro do filho de Bete que faz 55 anos naquele dia. Depois da revelação, Eugênio pede perdão e morre nos braços da mulher, que fica completamente atônita com o que acaba de ouvir.
Ela está na abertura da novela
Cristiane Machado, a atriz que participou da abertura de Passione, fala sobre a experiência.
- Foi uma experiência ótima. Eu já tinha participado de duas novelas da Globo, mas nunca de uma abertura, ainda mais com o comando de um artista como Vik Muniz, sendo uma novela do Silvio.
A gente não vai estragar a surpresa, mas adianta um pouquinho do quem vem por aí.
- O Vik queria meninas que tivessem um traço italiano. E houve dois momentos de fotos: em um deles estive esperando na janela pelo amor da vida da personagem, e depois o amor chega e dá um beijo.
Bruno Gagliasso e seus dois sogros
De volta à TV como o bígamo Berillo, Bruno Gagliasso aposta no carisma do personagem em Passione.
- Eu tenho certeza que ele vai fazer muita gente rir! Berillo vai aprontar muito porque é um sem vergonha. A gente se diverte muito nas gravações. A Irene Ravache, por exemplo, é unânime, generosa, uma atriz maravilhosa.
Ele ainda aproveita para brincar com a bigamia do Berillo.
- Meu sogro no Brasil é o Francisco Cuoco e na Itália é o Tony Ramos. Estou muito bem cercado!
Gabriela Duarte está apaixonada por Passione
Gabriela Duarte, a Jéssica da nova trama, derrete-se em elogios para Passione.
- Esta novela tem muitos elementos apaixonantes. Quando vejo as cenas, fico absolutamente encantada.
"Chorei três vezes quando vi as primeiras cenas"
Maitê Proença, a Stela da trama, se emocionou demais ao ver as cenas de Passione exibidas na festa.
- O clipe da novela ficou lindo! Na primeira vez que assisti, chorei três vezes. Só o Tony Ramos, que não vale nada e é um safado [risos], me fez chorar duas vezes. As imagens da Itália ficaram maravilhosas e grandiosas – conta a atriz que revelou só ter conseguido ver a própria personagem no vídeo hoje.
Gianecchini está curioso com reação do público
Reynaldo Gianecchini está muito curioso para saber como está o trabalho dos colegas e para ver a reação do público com Fred, seu personagem em Passione.
Kayky Brito irmão de Cauã Reymond?
Kayky Brito dá uma descansada no lounge da festa: o bonitão será Sinval em Passione. Ele é irmão do Danilo de Cauã Reymond.
É hora de ver o vídeo
Concentração: o elenco de Passione assiste ao clipe com cenas da próxima novela das oito.
Paolo canta a música que é tema do Totó de Tony Ramos
O cantor Paolo participa da trilha sonora de Passione com a música tema do personagem de Tony Ramos, o Totó. A melodia escolhida foi a italiana “Malafemmena”.
- É uma música bem antiga. A gente regravou ela com uma orquestra – conta, ressaltado que se trata de uma canção intensa – Ela fala sobre uma mulher má. O refrão traz um homem que diz ‘eu te odeio, eu te amo, eu não vivo sem você
Cauã apresenta o Danilo, mas até certo ponto…
Cauã Reymond explica, ao lado da namorada Grazi Massafera, o personagem Danilo de Passione.
- No começo ele tem essa coisa de esporte e querer entrar em equipes europeias e americanas de ciclismo. Mas depois as coisas podem mudar – conta ele. E o povo, curioso, quis saber mais. Só que o galã se esquivou – Perguntem para o Silvio [risos]. O legal de trabalhar com ele é saber o que vai acontecer com o seu personagem e ter uma segurança, porque ele já sabe o final desde o início.
Cauã aproveita para analisar eventuais semelhanças com o Danilo.
- Eu gosto muito de esporte, gostava de pedalar, mas não com essa intensidade. Tive que emagrecer um pouco e fazer muitos treinamentos.
Mariana Ximenes não quer fazer maldades com Tony
Mariana Ximenes será parceira de Reynaldo Gianecchini nas vilanices de Passione. A atriz conversou sobre a dupla e sobre sua vítima: Totó (Tony Ramos).
- A Clara e o Fred (Reynaldo Gianecchini) querem grana, poder. Acho que vai chegar uma hora que um vai querer ser mais do que o outro. Eles não sentem amor e afeto um pelo outro. O Giane é um parceiraço. As cenas com ele são deliciosas de fazer. Ele e o Tony são dois atores maravilhosos, generosos e profissionais. Fazer maldades com o Tony Ramos faz meu trabalho de vilã mais difícil. Ele é muito generoso dentro e fora de cena – contou a atriz.
“Estou há 45 anos nisso e é uma dádiva continuar”
Eis o nosso ídolo, nosso homem-carisma, o eterno Tony Ramos – acompanhado da esposa, Lidiane Barbosa. Ele será o Totó em Passione.
- O que me estimula são os personagens e os projetos. Estou com o mesmo nervosismo e a mesma ansiedade de sempre para a estreia de uma novela. Essa é a minha vida. Estou há 45 anos nisso e é uma dádiva continuar trabalhando – conta ele, que ainda comenta as gravações na Itália – O desafio na foi, primeiro, enfrentar o frio de Toscana. Mas, ao mesmo tempo, foi estimulante ficar dois meses na Itália.
Tony ainda revela um curioso desejo de Silvio de Abreu.
- Ele sempre quis Aracy, eu e Fernanda Montenegro em uma mesma novela – conta, sorrindo.
Rodrigo Lombardi: “O Mauro não tem melodrama”
Mauro, personagem de Rodrigo Lombardi em Passione, é um homem cheio de conflitos, como o próprio ator explica:
- Eu e o Gerson (Marcello Antony) nos apaixonamos pela mesma pessoa. Eu tenho um conflito com ele e com o personagem do Werner Schunemann no lado profissional. Ele é um personagem que não tem melodrama. Se ele está sofrendo ele fala. Se perdeu, perdeu. O Silvio (de Abreu, autor da novela) sempre fala para a gente: “todos os personagens são capazes de tudo”. Por isso é sempre uma expectativa para receber o próximo capítulo. O início da novela é o início do trabalho do ator. Todo mundo caminha junto.
Fernanda Montenegro e uma amizade de quase 40 anos
Tapete vermelho para receber a nossa estrela Fernanda Montenegro, que não se esquece de destacar a longa convivência com o autor Silvio de Abreu.
- É uma amizade de quase 40 anos, desde o tempos da TV Excelsior. Tenho muito prazer em trabalhar com ele mais uma vez.
Larissa Maciel e a paixão de Felícia
Larissa Maciel está linda na festa, não? De volta à televisão como a Felícia de Passione, a atriz adianta o que vem por aí.
- A personagem, que sempre se escondeu e foi uma pessoa introspectiva, vai acabar se apaixonando.
Triângulo amoroso
Os personagens de Carolina Dieckmann e Marcello Antony vão viver um triângulo amoroso com Mauro, papel de Rodrigo Lombardi, em Passione. Com um assunto que rende tanto pano dramatúrgico, os atores trataram logo de explicar o que move seus personagens.
- Ela se vê dividida e pressionada a tomar uma decisão logo no ínicio da trama. Ela conhece os dois quase que ao mesmo tempo mas o personagem do Antony é muito envolvente e ela é levada pela segurança dele. Na vida real eu acho que pode acontecer uma pessoa acabar se interessando por duas pessoas ao mesmo tempo – contou Carolina Dieckmann.
- O Silvio me convidou para fazer essa novela há mais ou menos um ano e meio. Eu já sei a trajetória do início, do fim e do meio do meu personagem. E é um desafio imenso fazer esse papel. Vão acontecer coisas muito desafiadores com ele no decorrer da trama. Esse personagem vai quebrar barreiras na dramaturgia brasileira. É minha terceira novela com o Silvio de Abreu e é uma honra para mim um autor como ele confiar um papel desse a mim. Vai acontecer algo com meu personagem que nunca aconteceu na TV – antecipa Marcello Antony.
Aracy diz que só tem encontrado bons elencos na carreira ultimamente
Um elenco estelar reunido para Passione: aqui na foto você confere Werner Schunemman, Aracy Balabanian, Flávio Migliaccio e Elias Gleizer. Aracy, aliás, explica como preparou a italiana Gemma.
- Estudamos italiano para falar um aportuguesado com sotaque e está sendo maravilhoso atuar com atores estreantes na televisão. Tenho tido um elenco sempre bom. É do começo ao fim acompanhada de gente boa.
Werner era outro entusiasta da trama qu estreia dia 17 de maio na tela da Globo.
- Acho que esta novela vai apaixonar as pessoas. Fiquei mpressionado com as cenas da Toscana. É um trabalho de autor e direção muito preciso e feliz no resultado final – conta ele, que já revela sintonia nos bastidores – Minha família na novela já se comporta como família de verdade, a gente se pega dando conselhos uns aos outros nos intervalos – conta ele, que é pai dos personagens de Cauã Reymond e Kayky Brito e casado com a matriarca interpretada por Maitê Proença.
Vera Holtz está ‘equalizando’ Candê
Vera Holtz vai viver em Passione a verdureira Candê. Alguém tem dúvida de que ela vai arrasar?
- O texto é muito bom de decorar, falar e atuar. A equipe é toda maravilhosa e o Silvio está preparando uma novela muito especial para todo mundo. A novela vai ganhar o público porque você pode seguir muitas histórias ao mesmo tempo. A Candê ainda está chegando para mim, estou equalizando agora qual é a dessa mulher, uma mulher simples e provedora da casa – contou a a atriz na festa de lançamento da novela.
Mauro Mendonça e sua participação
Mauro Mendonça vai viver em Passione o patriarca da família Gouveia. O ator contou para os jornalistas presentes na festa sobre o que esta sentindo às vésperas da estreia da novela, no dia 17 de maio:
- Minha expectativa é muito grande. Hoje gravei a última cena da minha participação, que vai desencadear um monte de coisas na novela. Agora quero aproveitar e assistir a todos os capítulos.
Marcelo Médici: “Não pode perder o primeiro capítulo”
Dizem que quem avisa amigo é. E Marcelo Médici, que interpreta o italiano Mimi em Passione, quis mandar o seu recado: não poder perder o primeiro capítulo!
- A expectativa é a melhor possível. Tem que assistir ao primeiro capítulo, porque ele entrega tudo o que você precisa acompanhar. Sou fã confesso do Silvio, pois foi em Belíssima que eu estreei. Quando vi a cidade cenográfica da Toscana, achei igual a que vi na Itália – contou.
Lendra Leal se inspirou em Sophia Loren
Leandra Leal será Agostina, uma mulher que se casou e foi abandonada pelo marido, um bígamo vivido por Bruno Gagliasso. Para o papel em Passione, ele contou como se preparou.
- Tive muitas aulas de italiano e vi muitos filmes italianos para compor este papel. Um filme que lembra a história da Agostina é “Girassóis da Rússia”. É uma obra que fala de uma mulher que espera o retorno de um marido que foi para a guerra e, quando o encontra, ele está casado com outra – explica a atriz, que é fã confessa da atriz Sophia Loren, que estrelou a produção.
Visualmente, Leandra vê semelhanças no próprio visual e o da personagem.
- O cabelo da minha personagem está muito parecido com o que eu usaria na vida real.
A mulher à frente de Passione
Em um belo modelito que mistura peças de Gloria Coelho e da Maria Bonita, a diretora-geral de Passione, Denise Saraceni – ao lado de Reynaldo Gianechini -, falou sobre o trabalho à frente da próxima novela das oito da Rede Globo.
- Eu trabalho na TV porque quero me comunicar com o maior numero de pesoas possível. Então, é claro que eu quero que as pessoas gostem da novela. E vão gostar, porque ela está lindíssima. Vamos estrear com 12 capítulos grandes de estúdio. O trabalho está lindo e o Silvio é muito experiente – elogia.
Tammy Di Calafiori no horário nobre
Tammy Di Calafiori mal se aguenta em esperar a estreia de Passione. Ela será Lorena, a bisneta da Bete interpretada por Fernanda Montenegro.
- Estou muito ansiosa porque é minha estreia no horário nobre. Vai ser um novelão e só tem atores de peso. E eu estou contracenando com eles! A Lorena é uma personagem muito diferente de mim, é uma patricinha paulistana, adora moda e está por dentro de todas as tendências – conta Tammy, que já adianta no que a mulherada deve ficar de olho – As roupas dela estão lindas!
A “ovelha negra” da família
Em Passione, Daniel de Oliveira vai ver o italiano Agnello, um jovem atrás de novas emoções segundo o ator:
- Eu costumo dizer que ele é a ovelha negra da família. Ele quer o movimento das grandes cidades. É um personagem novo, diferentes dos que eu já fiz. Na trama, ele vem para o Brasil iludido pela herança do pai.
‘O Fred vai passar por cima de todo mundo’
Reynaldo Gianecchini vai interpretar o grande vilão de Passione. O ator falou um pouquinho sobre Fred ao chegar na festa de lançamento da novela:
- A gente trabalha que nem louco e quer ver o produto no ar. Minha expectativa é extra por que é a primeira vez que eu faço um vilão e eu quero muito ver a reação das pessoas. Mas não tenho medo. A minha aventura é maior que o medo por que está sendo muito bom e divertido. Minha preparação é de pegar referências. Vi muitos filmes, como “O Golpista.” Meu personagem não ama ninguém. Ele gosta de viver no perigo. Ele a personagem da Mariana Ximenes são tão golpistas que trapaceiam entre si. Ele é capaz de tudo. Capaz de passar por cima de todo mundo – contou.
Honrada com o carinho
Bianca Bin, que será a Fátima de Passione, está uma felicidade só com uma declaração que ela ouviu do autor Silvio de Abreu.
- Estou muito honrada em ter escutado do Silvio que sou uma das apostas dele nesta novela – conta ela, que segue falando - Estou com uma grande expectativa. A novela é lindíssima. Se o texto é maravilhoso de ler, imagine na televisão! A Fátima está sendo construída com o mesmo carinho e a intensidade da Marina que fiz em Malhação.
A secretária de Bete Gouveia
Kate Lyra vai interpretar em Passione a secretária da família Gouveia na Metalúrgica. A atriz falou um pouquinho dessa relação:
- Ela fica preocupada quando o Eugênio (Mauro Mendonça) morre mas é mantida no posto da empresa por que conhece a família há muito tempo – conta.
Kate também falou que não poderia estar mais feliz com o papel:
- Esse elenco, os atores são bárbaros! É um grande presente que o Silvio me deu.
As expectativas do criador
Ao lado da esposa Maria Célia, o autor Silvio de Abreu comentou o que podemos esperar da nova novela das oito.
- A expectativa é grande, estou muito satisfeito. A novela está ótima. Mas segunda [dia 17, data da estreia] vamos ver se gostaram ou não. Passione vai ter comédia, melodrama, entretenimento, história, amor e gente bonita. Uma novela com esporte e muita juventude. Ela tem 80 capítulos gravados na Itália, durante o inverno, e voltará a ter gravações em julho, no verão italiano – adianta ele, que ainda encheu de elogios Mariana Ximenes, que fará uma vilã na trama – ela está ótima!
Silvio ainda aproveitou para explicar quando surgiu a ideia de fazer a novela.
- Passione começou a vir na cabeça pela música “Malafemmenna”. Ela fala de um homem que se apaixonou por uma mulher. Estava voltando para casa ouvindo essa música no carro, na voz da Zizi Possi – recorda.
Olha o Vídeo Show aí!
Geovanna Tominaga veio a trabalho como representante do nosso querido Vídeo Show. E aproveitou para encher de elogios o elenco de Passione.
- Tenho certeza que vai ser um novelão. A trama é muito bacana e o elenco é demais. Sem contar que eu adoro novela – conta
Olha ele aí
O autor de Passione, Silvio de Abreu, é pontual e curte desde o começo a festa de lançamento de sua novela. E já está, ao lado da esposa Maria Célia, rodeado de jornalistas cheios de perguntas a serem feitas sobre a nova trama.
Material reciclado
O núcleo do Rei do lixo, Olavo (Francisco Cuoco), estará representado através dos móveis que irão compor a cenografia do evento: luminárias de copos descartáveis, bancos de madeira certificada e placas de papelão produzidos pelo SuperLimão Studio. Tudo com desing e modernidade aliados à preservação ambiental.
Fundado em 2002, o principal objetivo do Superlimão Studio sempre foi a busca por novas linguagens estéticas, inspiradas no dia-a-dia das grandes metrópoles. Para choques automotivos são transformados em cadeiras, bandejas de geladeira em luminárias, conduítes de elétrica em cestos. Formas são revistas e o resultado é surpreendente.
Degustação de azeites
Para entrar de cabeça no clima da Itália, também será oferecida durante a festa uma degustação de azeites da Oliviers & Co. A empresa foi fundada há 14 anos, no alto dos Alpes-de-Haute-Provence, por dois homens com uma paixão em comum: as Oliveiras.
Assim como as uvas e os vinhos, o azeite de oliva merecia ter suas safras reconhecidas. Em cada rótulo dos azeites Oliviers & Co., o consumidor pode ler a origem da colheita e as variedades de olivas.
Requinte gastronômico
A mesa lindona da foto é só para falar um pouco das delícias que serão servidas aos convidados da festança. O cardápio apresenta curiosidades como espetinhos de linguado com melão e baunilha e um crostini com lardo de colonnata.
Fragrância especial
A elegância da festa se estende até o banheiro. O ambiente vai contar com uma fragrância especial fabricada em Campinas pela empresa La Façon.
A região da Toscana foi inspiração para a criação de um novo perfume de ambiente, criativo e marcante: Antik Toscana. A fragrância possui no top, notas frescas de lavanda e herbais de alecrim com um toque exótico da lichia e morango silvestre. No corpo, nuances delicadas de jasmim sob fundo de notas quentes de gengibre e pimenta.
Decoração temática
Os convidados para o lançamento da próxima novela das oito da Rede Globo, verão na Casa Fasano, em São Paulo, uma grande instalação que irá representar os diversos núcleos da trama. Logo na entrada do evento, peças de bicicletas e de carros da stock car estarão em uma parede, remetendo aos personagens Gerson Gouveia (Marcello Antony), que é um piloto da modalidade, Danilo Gouveia (Cauã Reymond) e Sinval Gouveia (Kayky Britto), ciclistas na novela. Como você pode conferir na foto acima.
As bebidas da festa
Os convidados da festa de lançamento de Passione, que começa daqui a pouco, vão poder degustar, além de vinhos e espumantes, uma bebida tradicional da Itália, país onde se passa parte da trama.
Extremamente refrescante, o Limoncello é um licor a base de limão siciliano e álcool de cereais. Produzido há 100 anos pela família Laterza, natural do Sul da Itália, ele é obtido através de um processo natural sem conservantes ou corantes.
Na festa, como manda a tradição, o Limoncello será servido no café.
Festa de lançamento: Confira o estilo das estrelas
Mariana Ximenes, Mayana Moura e Larissa Maciel
Grazi Massafera, Marcello Antony e Carolina Dieckmann
Gabriela Duarte, Alexandra Richter e Maitê Proença
Reynaldo Gianecchini, Cissa Guimarães e Cauã Reymond
Silvio de Abreu, Vera Holtz, Thaís Müller e Julio Andrade
Betty Baumgarten e Rodrigo Lombardi, Kayky Brito e Leandra Leal
Bruno Gagliasso, Fernanda Montenegro, Miguel Roncato e seu irmão, Fernando
Assinar:
Postagens (Atom)