Flora, vilã de A Favorita, parece ter ganhado uma irmã caçula em Passione (Globo). Na trama de Silvio de Abreu, Mariana Ximenes assume o papel de “bonitinha, mas ordinária”, na pele da aparentemente doce enfermeira Clara.
Pelas primeiras cenas, a personagem promete conquistar o ódio do público, já que se unirá ao cafajeste Fred (Reynaldo Gianecchini) para conseguir abocanhar a fortuna de Bete (Fernanda Montenegro). A moça é a única a saber que o filho que a milionária teve no passado está vivo na Itália. Com o parceiro inescrupuloso, ela irá à Toscana para seduzir o agricultor Totó (Tony Ramos).
Doutorando na ECA-USP (Escola de Comunicação e Artes da Universidade Federal de São Paulo) e pesquisador de telenovelas, Claudino Mayer afirma que, para criar a personagem, Silvio de Abreu bebeu em fontes do cinema e da própria TV. É possível ver em Clara traços de Eve, a aspirante a atriz do filme A Malvada (1950), e de Flora, a loba sob pele de carneiro interpretada por Patrícia Pillar em A Favorita (2008).
- Não é uma personagem exclusiva do Silvio de Abreu. É uma reiteração. Essa Clara é a irmã caçula da Flora. Ele está fazendo de novo uma personagem que já existe no imaginário popular, mas com seu olhar. E o trabalho da atriz faz toda a diferença.
O estudioso lembra que personagens como Clara precisam sempre trazer conjugados “a sedução, a inteligência e o poder de manipulação”.
- Vendo uma cena no primeiro capítulo percebi que a Mariana está bem diabólica na personagem. Ela nem teve muita fala, mas já mostrou um olhar maquiavélico.
0 comentários:
Postar um comentário